Imperfeição - Sucesso nas Redes Sociais
A
perfeição retratada nas Redes Sociais tem sido alvo de críticas por celebrar uma realidade não existente. O mundo é imperfeito e as marcas estão cada vez mais cientes da importância da imperfeição para o sucesso nas redes sociais.
A cultura da perfeição chegou ao fim com a maioria dos utilizadores das redes sociais a pedirem cada vez mais conteúdo com o qual se possam identificar. Aliás, a chegada do TikTok e dos Reels e Stories do Instagram demonstrou o quanto os utilizadores procuram vídeos informais que possam partilhar instantaneamente. Está comprovado que os utilizadores preferem vídeos auênticos e até filmados com pouca qualidade ao invés de vídeos produzidos num estúdio por uma equipa profissional.
A autenticidade nas Redes Sociais serve cada vez mais como elo de ligação entre marcas e o seu público-alvo e , como tal, não podíamos deixar de partilhar algumas dicas para que a sua marca possa chegar mais longe através da imperfeição.
Pessoas Reais
As marcas são feitas para pessoas reais e por pessoas reais. Não existe melhor forma de o demonstrar senão partilhando as pessoas que constroem o seu negócio. Dê a conhecer os colaboradores da empresa, partilhe histórias de clientes reais. Vamos deixar os actores e as fotografias de banco de imagens de lado.
Abrace as Tendências
Dançar não é consigo? Mas faz imenso sucesso nos Reels do Instagram! Coreografias famosas, utilizar uma frase ou música conhecida para fazer um pequeno sketch, ou qualquer outra que seja a tendência do momento. Seja arrojado e abrace as tendências mais partilhadas na rede social que utiliza. Ninguém se vai rir de si ou da sua marca, o mais provável é que partilhem o seu conteúdo e tragam novos seguidores ao seu perfil.
Trabalhe com Criativos
Não é obrigado a estar atento a todas as tendências e a reimaginar-se constantemente. Contrate alguém para essa função ou recorra a serviços de Gestão de Redes Sociais profissionais para o mesmo.
Revele os Bastidores
Partilhe com os seus seguidores o processo por detrás dos produtos que oferece. Para os utilizadores de redes sociais, descobrir como um produto é concebido confere-lhe prestígio. Não tem de partilhar nenhuma fórmula secreta para o sucesso, apenas aguçar a curiosidade através a magia por detrás daquilo que oferece ao seu público-alvo.
Não Edite em Demasia
As marcas de luxo apostam cada vez mais numa identidade com base no artesanal. As cervejas artesanais, por exemplo, são cada vez mais apreciadas por não encaixarem dentro da regra da cerveja normal: têm processos de fermentação diferentes e ingredientes fora do comum, mas são apreciadas por isso mesmo – não se encaixam no molde.
Faça os seus seguidores sorrir
No final do dia, todos queremos relaxar e deitarmo-nos mais leves. Marcas que proporcionam um sorriso aos seus seguidores têm maiores oportunidades em vender do que marcas que mostram “mais do mesmo”. Sorria e faça sorrir.
Para concluir...
Ser perfeito está fora de moda. Ser diferente e não ter receio de errar e de demonstrar os defeitos que estão por detrás do seu negócio faz com que os utilizadores sintam uma maior conexão com a sua marca.
Se precisa de ajuda para trazer ao de cima a imperfeição da sua marca nas redes sociais, fale connosco!