Skip to content Skip to footer

Plugins do WordPress

imagem com palavra plugins e ficha de conexão

Plugins do WordPress

imagem com palavra plugins e ficha de conexão
Explicamos o que é o WordPress e porque deves utilizá-lo para o teu negócio

Partilhar

O

WordPress é uma plataforma extremamente flexível que permite os utilizadores personalizarem-na conforme as suas necessidades e preferências. É aqui que entram os plugins de WordPress. Estes são aplicações de software que acrescentam funcionalidades ao Website ou Blog que estamos a construir. Actualmente, existem mais de 60,000 Plugins de WordPress gratuitos no WordPress.org, assim como uma imensidão de plugins pagos desenvolvidos por outras empresas e programadores externos à plataforma.

 

O que é um Plugin de WordPress

Conforme a introdução, um plugin de WordPress é um pequeno software que pode ser instalado na plataforma para lhe conceder novas funções que originalmente a mesma não tem.

O que quer que seja que precises adicionar no teu website, existe um plugin para isso. O WordPress foi construído com o intuito de que cada utilizador o possa personalizar à sua medida e os plugins são as ferramentas utilizadas para esse propósito.

imagem da barra lateral do wordpress onde se acede ao Plugin

Para acederes aos teus Plugins, basta escolheres a opção Plugins na barra lateral do WordPress. Não só acedesà lista de Plugins instalados como podes adicionar, remover e actualizar Plugins.

Como Instalar, Desinstalar e Actualizar Plugins

O primeiro passo é instalar o Plugin que necessitas. Para isso basta escolheres a opção Adicionar Novo que encontras tanto na barra lateral como na tua lista de plugins instalados. 

Ecrã com opções de plugins a instalar

Pesquisa o Plugin que necessitas e clica em Instalar. Assim que a instalação terminar, no mesmo ecrã, basta escolheres a opção de Activar e, voilá, o teu plugin está instalado e activo. Pronto a ser utilizado!

É importante que tenhas noção que por vezes, com o passar do tempo, perdes a necessidade de certos plugins, ou eles podem já não servir o propósito inicial. Então é altura de desinstalares os mesmos. Por favor, não mantenhas instaladas ou inactivos os plugins que não utilizas. Desinstala-os para garantires a segurança do teu website.

Desactiva o Plugin que já não queres e clica Eliminar. Super simples, não é?

Os Websites e Blogs são orgânicos e os plugins também. Se actualizas constantemente o conteúdo do teu website, faz apenas sentido que actualizes também os teus plugins. Eles sofrem alterações à medida que as versões do WordPress são actualizadas ou que vulnerabilidades e bugs nos plugins são resolvidos.

Sempre que uma bola vermelha surge em frente a uma das funcionalidades da barra lateral do WordPress, é necessário algum tipo de acção. No caso dos Plugins, são actualizações. 

O Plugin a actualizar terá uma opção para actualizar junto de desactivar e eliminar. Ou, podes também optar pelas actualizações automáticas, mas sugiro esta opção apenas para plugins em que tenhas total confiança.

Os Plugins do WordPress são Seguros?

A segurança informática nunca é uma questão garantida. Todo o cuidado é pouco. Existem Plugins que trazem mais problemas a um website do que benefícios e isso está relacionado com a forma como os mesmos são programados. Instalar Plugins pouco confiáveis no teu website ou blog pode trazer vulnerabilidades e torna-se uma porta de entrada para hackers. 

Antes de instalares um plugin confirma a sua documentação, ratings de outros utilizadores, se está testado na tua versão do WordPress (que convém que seja sempre a mais actualizada possível), quando foi a última actualização e por aí em diante. Plugins desactualizados e com ratings abaixo das 3 estrelas já são demasiado dúbios para instalares na tua plataforma.

Para concluir...

Os plugins do WrodPress são ferramentas extremamente úteis para a personalização de qualquer blog e website. A sua instalação é simples e não requer conhecimento de código para o mesmo. Contudo é preciso estar atento à qualidade de cada plugin instalado e garantir a actualização constante dos mesmos.

Queremos Ajudar

fale connosco

Comunicar com um Nerd nunca foi tão fácil. Envie-nos um email já hoje e fique a conhecer os nossos serviços

Gostou deste conteúdo?

Subscreva à Newsletter

Todas as semanas publicamos conteúdo interessante para Web Designers, Social Media Managers e Nerds curiosos com o mundo digital e Redes Sociais.

Junte-se a nós!

Subscrever a Newsletter

Todas as #dicasNerd num só email

Outras Dicas Nerd

imagem com palavra plugins e ficha de conexão
Plugins

Plugins do WordPress

Explicamos o que é o WordPress e porque deves utilizá-lo para o teu negócio

Imagem em 3d com palavra e logo Wordpress
Websites

O Que é o WordPress

Explicamos o que é o WordPress e porque deves utilizá-lo para o teu negócio

Quer Alavancar os Seu Negócio?

Fale connosco

Criamos Websites Mágicos e domesticamos o Dragão do SEO para que subir no Rank do Google não seja um campo de batalha. Somos Feiticeiros do Google Ads, Facebook e Instagram Ads. A Revolução Digital é Nerd!

Siga-nos

Copyright © 2022 The Social Nerd

Criado com ❤ por The Social Nerd.pt