Vamos melhorar o SEO da sua página
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SEO não tem de ser um bicho de sete cabeças. Perceber os erros cometidos e corrigi-los é ums dos primeiros passos para melhorar a sua presença online e trazer até si utilizadores por uma via orgânica. Hoje vamos verificar 10 erros de SEO que podem estar a afundar a sua página ou blog e como evitá-los.
Comete algum destes erros?
- Não faz pesquisa de palavras-chave
- Não corresponder à Intenção de Pesquisa
- Ter como alvo palavras-chave demasiado difíceis
- Não construir backlinks suficientes
- Não aplicar os Termos de Serviço da Google ao construir links
- Perder oportunidades internas de link
- Não permitir que o Google verifique o seu conteúdo
- Não permitir que o Google indexe o seu conteúdo
- Ter um website extremamente lento
- Ver o SEO como algo a aplicar uma só vez
Se comete um ou vários destes erros, temos aqui as respostas para os corrigir de imediato. No final, pode ainda aplicar os truques revelados no nosso Guia Básico de SEO e fazer da sua página um exemplo de SUPER SEO.
1. Não faz pesquisa de palavras-chave
Criar conteúdo sem estratégia não lhe vai aumentar o tráfego. Porquê? Se ninguém estiver à procura dos tópicos abordados, por mais bem escrito que o texto esteja, ele não vai aparecer nos resultados de pesquisa.
Se deseja aumentar o tráfego de pesquisa do seu website, o seu conteúdo precisa incorporar os tópicos procurados pelos utilizadores. Como é que chegamos a isto? Pesquisa de palavras-chave.
É essencial que compreenda quais as palavras-chave utilizadas pelo seu público-alvo para pesquisar os seus produtos. O conteúdo só deve ser criado, depois de saber quais as palavras-chave mais pesquisadas pela audiência a que pretende chegar.
Como corrigir este erro de SEO
Antes de publicar qualquer pégina para tráfego de busca, garanta que a página tem como alvo palavras-chave com potencial de gerar tráfego orgânico.
Existem várias ferramentas que o podem ajudar a encontrar essas palavras-chave e nem todas são pagas ou têm um custo elevado. Por exemplo, o Google Search Console ou o Google Ads Keyword Planner são ferramentas que estão disponíveis sem qualquer custo e que podem ser o seu mairo aliado.
2. Não corresponder à Intenção de Pesquisa
Há sempre um porquê por detrás de qualquer intenção. A pesquisa, não é diferente. O Google tem como objectivo oferecer aos seus utilizadores as respostas mais completas às suas questões, logo, se pretende aparecer nos primeiros resultados das pesquisas do Google, precisa compreender qual a intenção que leva os utilizadores a usarem esta plataforma.
Por exemplo, se um utilizador procura “Qual o perfume mais utilizado por celebridades” é provável que o seu negócio ecommerce de perfumes não apareça em primeiro lugar. Isto porque o Google compreende que o utilizador não está à procura de comprar um perfume, mas sim de os comparar.
Como corrigir este erro de SEO
1. Tipo de Conteúdo
Normalmente existem 5 tipos de conteúdo: categoria, produto, publicação de blog, vídeo e landing page.
Por exemplo, se a pesquisa for sobre sapatos Adidas, a maior parte dos resultados SERP demonstram que os utilizadores estão interessados em adquirir os mesmos. Desta forma, é aconselhável a criar uma página de Categoria dedicada a este produto.
2. Formato de Conteúdo
Este tipo de conteúdo está maioritariamente relacionado com publicações de blog. Podem ser artigos de opinião, guias de como proceder em determinados casos ou notícias.
Se procurarmos “sumo Detox” no google, a maior parte dos resultados são artigos de blog com receitas ou publicações com a opinião sobre quais consumir mediante determinada intenção.
3. Ângulo do Conteúdo
O que é que faz um utilizador clicar no seu link? É o ângulo de venda que o mesmo apresenta.
Para exemplificar, se pesquisar “receita de bolo” no Google, a maior parte dos artigos apresentam receitas básicas e simples o que nos leva a verificar que alguém que não sabe fazer um bolo, prefer uma receita que seja fácil de seguir em vez de escolher a receita de um bolo que exige mais dos seus conhecimentos de cozinha.
3. Ter como alvo palavras-chave demasiado difíceis
Sejamos sinceros, ninguém carrega na segunda página de resultados do Google quando faz uma pesquisa. A competição pelos primeiros 10 lugares na página principal assemelha-se a um campo de batalha.
Chegar ao topo é extremamente competitivo.
Neste caso, o erro é considerar que não conseguimos chegar ao topo porque a nossa palavra-chave é uma das mais procuradas dentro do nosso nicho.
Como corrigir este erro de SEO
Se uma palavra-chave lhe gera tráfego, deve sem dúvida utilizá-la, por mais competitiva que seja. O truque aqui é apoiar-se em outras palavras-chaves dentro da mesma categoria, menos competitivas e que o ajudem a balançar as hipóteses de subir no ranking.
4. Não construir backlinks suficientes
Por incrível que possa parecer, os links são extretamente importantes para ter uma boa pontuação no Google. Se a sua página não tem links suicientes, é natural que não suba de posição no ranking.
Não estamos apenas a referirmo-nos a links internos mas também a links externos. Quantos mais websites apontarem para o nosso, mais competitiva a nossa página se torna.
Como corrigir este erro de SEO
Esta pode ser uma das correcções mais complicadas porque exige analisar em profundidade o nosso próprio website assim como os da competição.
Encontre parcerias com outros sites que estejam dispostos em linkar o seu conteúdo ao deles. A criação de parcerias é tão importante para um negócio como para o SEO.
5. Não aplicar os Termos de Serviço da Google ao construir links
Atenção às parcerias acima descritas! Sim, construiu os seus links e até tem quem esteja interessado em dar visibilidade ao seu conteúdo mas com algo em troca.
Mesmo que não seja dinheiro, pode ser uma troca de links ou um freebie que normalmente teria um custo caso fosse apresentado a um dos seus clientes. Parece inofensivo, mas não é. Na realidade, a Google proíbe nos seus Termos de Serviço que sejam feitas trocas de links com recurso a ofertas monetárias, serviços ou produtos de oferta.
Caso faça este tipo de trocas, é possível que o Google o penalize.
Como corrigir este erro de SEO
Sites que oferecem a facilidade de partilhar o seu conteúdo em troca de links dos próprios, muitas vezes deixam uma pegada que leva o Google a perceber o tipo de troca que está a ser realizada e o efeito vai ser o contrário ao desejado.
Quando procura parcerias, seja claro e não ofereça qualquer contrapartida. Demonstre apenas como o seu conteúdo pode beneficiar ambas as partes pela informação que oferece aos utilizadores.
6. Perder oportunidades internas de link
Os links internos são importantes. É desta forma que o Google encontra novo conteúdo; auxiliam a subida no google PageRank – quantos mais links internos uma página tem mais sobre no rank; o Google investiga as âncoras dos links internos para melhor compreender o contexto do artigo.
Contudo, estes links têm tendência a ser os menos utilizados na construção de conteúdo de qualidade.
Como corrigir este erro de SEO
Corrija links que estejam desactualizados, adicione links novos.
Por exemplo, sempre que adicionamos um novo artigo, verificamos os outros artigos já publicados e se conseguimos de alguma forma conectar ambos os artigos.
7. Não permitir que o Google verifique o seu conteúdo
Se o Google não consegue verificar o seu contéudo, não conseguirá perceber quais as palavras-chave que está a utilizar.
Como corrigir este erro de SEO
Se não sabe se está a impedir o Google de verificar o seu conteúdo, o truque é simples:
Escreva o url: www.oseudominio.pt/robots.txt
A página deverá abrir com as seguintes linhas de código:
User-agent: Googlebot
Disallow: /
User-agent: *
Disallow: /
Caso encontre estas linhas, está na altura de alterar o código do seu website e dar permissão ao Google para aceder ao seu conteúdo.
8. Não permitir que o Google indexe o seu conteúdo
Parecido com último ponto, se o Google não tiver permissão para indexar o seu website, é impossível que entre no ranking do Google.
Isto facilmente acontece na altura da construção do website, em que o designer não permite que o Google indexe o site, visto que não está terminado. Mas, na altura do lançamento do website, é necessário retirar estas tags e garantir que a página é indexada.
Como corrigir este erro de SEO
Este é um erro de SEO fácil de corrigir. Use o Google Console Search para verificar se o seu URL está anexado. Caso não esteja, o Google diz-lhe de imediato que tem de corrigir a sua página.
9. Ter um website extremamente lento
Se há factor que pode elevar a sua posição no Google é a velocidade do website. Um site lento não tem apenas impacto no seu ranking do Google, como também vai influenciar as suas vendas. Cerca de 70% dos consumidores afirmam desistir de comprar algo online se o site demorar a carregar.
Como evitar este erro de SEO
Verifique a velocidade do seu website através da ferramenta Lighthouse no Google Chrome ou utilize o website GTmetrix e siga as sugestões para melhorar a sua página.
10. Ver o SEO como algo a aplicar uma só vez
Corrigir os erros de SEO acima indicados não vão resolver todas as questões de SEO da sua página.
Estar em primeiro lugar no ranking não garante que se mantenha nessa posição para sempre. Essa posição é extremamente cobiçada e a sua competição vai dar o tudo por tudo para subir de ranking.
Como evitar este erro de SEO
O SEO é um processo contínuo. O que hoje está certo, amanhã pode estar errado.
Não deixe o seu site estagnar: crie páginas, mantenha-se atento a novas palavras-chave e optimize o conteúdo já existente.
Para concluir...
Não existem fórmulas mágicas nem estalar de uns dedos para conseguir alcançar uma posição de topo nas pesquisas. É essencial evitar estes 10 erros de SEO e aplicar também as dicas que sugerimos no nosso Guia Básico de SEO para principiantes.
Se precisa de optimizar o seu conteúdo e sente-se perdido, fale connosco!