O nosso Guia Básico de SEO chegou!

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design do seu Website ou Blog está pronto e agora é só uma questão de introduzir todo o conteúdo que criou. Tem ouvido falar no SEO, mas não se deu ao trabalho de o associar com a criação de conteúdo? ERRADO! Conteúdo de Qualidade e SEO andam de mãos dadas. Este é o nosso Guia Básico de SEO para principiantes. Depois de experimentar estas dicas, não vai querer voltar a produzir conteúdo sem recorrer a às nossas regras de ouro!

Palavra-Chave

Faça uma pesquisa sobre quais as palavras-chave que melhor se aplicam ao seu nicho. O que é a palavra-chave? É um termo pelo qual as pessoas irão procurar no google e encontrar as empresas que fornecem o serviço que procuram.

Na nossa experiência, recomendamos o Google Keyword Planner (podem aceder através da plataforma Google Ads) como forma de encontrar as melhores palavras-chave que se aplicam ao seu artigo ou página. Escolha palavras com uma procura maior a 1000 vezes diárias para garantir que os seus clientes vão encontrar a sua publicação.

Aconselhamos ainda que escolha uma “long-tail keyword” que nada mais é do que uma palavra-chave composta por 3 ou 4 palavras, de forma a que tenha um conceito menos vago.

Incluir a Palavra-Chave no Título

Com uma palavra-chave bem definida, vai tentar introduzi-la no máximo de frases que lhe for possível.

Mas não há necessidade de exagerar!

Tem de ser estratégico na utilização da palavra-chave. O primeiro lugar onde a deve inserir é no título da Página ou da publicação do blog. Em especial, na primeira parte do título, pois esta é aquela que aparece primeiro na pesquisa do Google.

Incluir a Palavra-Chave no Primeiro Prágrafo

É essencial que a palavra-chave surja ao longo do texto que está a redigir. Para tornar ito mais fácil, pode inserir a palavra-chave no primeiro parágrafo do artigo, já que está a introduzir o tema. E, para conclusão do texto, introduzir a palavra-chave no último parágrafo torna-se um bónus. Se a conseguir introduzir noutras zonas do texto, sem que o torne aborrecido e incoenrente, faz sentido que a utilize.

Utilizar a Palavra-Chave no Permalink

Este Guia Básico de SEO usa alguns termos complicados de vez em quando, não é? Pergunta: O que é um Permalink? Resposta: é a parte final que compõe o URL de determinada página ou publicação dentro de um Website. Por exemplo: www.thesocialnerd.pt/guia-basico-de-seo-para-principiantes em que é o permalink que devem editar com recurso à palavra-chave escolhida.

Redigir uma Boa Descrição-Meta

Descrição-Meta (Meta-Description) é a descrição que surge numa pesquisa após o título. Deve ser cativante e não deve ir para além de 155 caracteres. No caso de utilizarem WordPress, como é o nosso caso, existem plugins que vos podem ajudar a manter estas métricas de acordo com o que o SEO requer.

SEO em Imagens

Como assim, o SEO também se aplica às imagens utilizadas? Para além de recomendarmos o upload de imagens em .jpg , o títulos das fotos deve ser sempre descriptivo e, uma vez carregadas para dentro do CMS, é importante alterar o alt text para uma descrição exacta daquilo que está na fotografia. Porquê? Não só ajuda o Goolge a entender o que está a mostrar, como utilizadores cegos vão compreender o uso da imagem no contecto do texto.

Links Internos e Externos

Links externos levam-nos para fora do website ou blog onde o artigo está publicado.

Links internos são links que levam o utilizador a aceder a outras páginas ou publicações dentro do website. Neste caso, poderíamos referir que se gostou desta publicação, temos outras Dicas Nerd que podem ser do seu interesse.

Facilidade de Leitura

A facilidade de leitura de uma página ou artigo é de extrema importância para o algoritmo do Google.

Um bom artigo é fácil de ler e o utilizador passa mais tempo dentro do website ou blog em questão. A utilização de Headers (títulos e subtítulos) torna o conteúdo mais fácil de ler e digerir.

Para concluir...

Um website ou Blog que tenha por base uma boa estratégia de SEO aliada ao conteúdo de qualidade é essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Se precisa de ajuda, fale connosco!